Evolução
dos
brasões


>
>
>
>



1991 - 1994
1992 - 1996
1996 - 2006
2006 - 2020
2021 - ATUAL
A identidade de uma associação, começa por um brasão. Símbolo que marca a presença e conta a história da própria instituição. Confira a seguir a evolução dos brasões do Bauerngruppe.
O BRASÃO DO B:

Nosso primeiro Brasão foi elaborado antes mesmo de nossa estreia, em 1991.
Era composto pela letra "B" escrita em estilo gótico ornato com um círculo trazendo na parte superior em letras góticas o nome Bauerngruppe e na parte posterior o nome da cidade de Petrópolis.
Este brasão foi utilizado de nossa fundação até o ano de 1992.
Nosso estandarte foi todo bordado a mão em tecido de algodão cru com franjas em macramê. Em pequeno porte, na haste do "B" uma singela flor, simbolizando o Edelweiss que suporta o frio e embeleza os Alpes e simboliza a persistência e perseverança.
Resgate histórico realizado por Maristela Manso.
A imagem digital deste brasão foi criada em 2021, em função da comemoração de 30 anos desta associação, por Darvin Schanuel e Fabrício Abreu.

Foto-Arquivo pessoal cedido por Eugênia Bomfim.
O BRASÃO DOS BRASÕES:
Nosso segundo brasão foi confeccionado em 1993 e trouxe uma nova formulação trazendo o nome Bauerngruppe na cor vermelha no topo, com estilo gótico. Logo abaixo, aparecem sobrepostos dois brasões:
- BRASÃO DE PETRÓPOLIS:
Na parte superior, o emblema de D. Pedro II. PII em ouro, sob a coroa imperial do monarca, em chefe. Um manteler em ouro contém a águia Prussiana (em 1845 e região entre os rios Rheno, Mosela, Soar e Nabe fazia parte da Prússia Ocidental).
- BRASÃO DA RHENANIA-PALATINADO:
Simboliza 3 regiões de domínio dos Príncipes-Arcebispos, eleitores de Reis do Sagrado Império Romano-Germânico. Um manteler em preto, elevando-se em ponta um leão em ouro coroado e armado em vermelho, sobre um campo de prata, simbolizando Trier, a cidade mais antiga da Alemanha, fundada pelo Imperador Augusto, no ano de 15 a.c. A roda em prata, identifica Muinz, Moguntia - a Moguntiacum dos romanos sede de legiões do Império Romano, no tempo de seu domínio.

Foto-Arquivo pessoal cedido por Raquel Fernandes.


Foto-Arquivo pessoal cedido por Iara Troyak.

Sobreposto o brasão da Renânia-Palatinado, o brasão de Petrópolis tem o sentido do presente sobre o passado da história da cidade Imperial. Nota-se que não foram incluídos nos brasões os ornatos exteriores. No campo superior fora do brasão encontram-se uvas lembrando que a Renânia é um centro de vinicultura e no canto abaixo também fora do brasão de Petrópolis, hortênsias, lembrando a tradição da cidade de Petrópolis, como "Cidade das Hortênsias".
O nosso estandarte foi confeccionado em tecido branco com bordado industrial.
Resgate histórico realizado por Maristela Manso.
A imagem digital deste brasão foi criada em 2021, em função da comemoração de 30 anos desta associação, por Igor Plumm e Darvin Schanuel.
Foto-Arquivo pessoal cedido por Eugênia Bomfim.
O BRASÃO DA ÁGUIA PRUSSIANA:
Nosso terceiro brasão foi desenvolvido e elaborado em 1994 e utilizado como brasão oficial e em nosso estandarte a partir de 1996.
No topo em formato arqueado a denominação “Bauerngruppe” bordada em preto no estilo gótico. Abaixo na lateral do escudo um manteler amarelo ouro com cachos de uva representam os vinhedos do Reno da Renânia Palatinado chamado terra do vinho. Ao lado em um campo vermelho e roda prata identifica Mainz (Mogúncia), hoje capital da Renânia. No centro abaixo tem-se o manto em xadrez azul e branco o estado livre da Baviera – “a terra da cerveja” e do esplendor dos alpes. Emanando o escudo a Coroa de D. Pedro II feita com o ouro da Coroa de D. Pedro I, tendo seu reino como característica a cisão total, os símbolos imperiais não foram passados de pai para filho, pois identificavam o novo imperador, o 1º nascido no Brasil e o fundador de Petrópolis.

Como guardiãs, duas águias prussianas em preto (em 1845 a região entre os rios Reno, Mosel, Saar e Nahe pertenciam a Rússia Ocidental) sustentam o escudo, como no brasão do município, estas representam os colonos germânicos que galgaram e venceram com bravura a serra, povoaram e construíram Petrópolis, deixando a semente cultural que herdamos e através dos tempos, temos a obrigação de manter e preservar. Fora do escudo em letras góticas “Petrópolis” e “Seit” que quer dizer “desde” em alemão.

Foto-Divulgação Bauerngruppe.

Foto-Divulgação Bauerngruppe.

O estandarte deste brasão foi confeccionado em algodão e bordado a mão por uma senhora de nome Lúcia. Possui aplicações em feltro e ornatos dourados sintéticos e pedras brilhantes.
Resgate histórico realizado por Maristela Manso.
A imagem digital deste brasão foi desenvolvida por Laiandro Silvério e Erlei Molter e em circunstância da comemoração dos 30 anos do Bauerngruppe, foi refeita, dispondo de tecnologias mais modernas por Darvin Schanuel.
Foto-Arquivo pessoal cedido por Iara Guimarães.
O BRASÃO DA ÁGUIA FEDERAL DA ALEMANHA:

Nosso quarto brasão foi elaborado em 2006, ano em que o Bauerngruppe completava 15 anos.
Este brasão, com histórico e representatividade dos símbolos semelhantes ao anterior, foi atualizado com a substituição da águia prussiana pela águia nacional da República Federal da Alemanha.
Seus detalhes foram refeitos com melhor definição, diante das melhorias tecnológicas da época.
O estandarte deste brasão foi confeccionado em tecido de puro algodão cru com bordado industrial.
Resgate histórico realizado por Maristela Manso.
A imagem virtual deste brasão foi desenvolvida por Marlan Külberg em 2006.


Foto: Bruno Eiras
Foto: Maurício Borges

Foto: Bruno Eiras

Foto: Bruno Eiras
NOSSO BRASÃO ATUAL:
Nosso quinto brasão foi desenvolvido em 2021, ano em que o Bauerngruppe completava 30 anos.
Na verdade, este se trata de uma versão aprimorada do brasão anterior, pois atualmente dispomos de novas tecnologias gráficas que não estavam dispostas em outrora para o seu desenvolvimento.

O Brasão do Bauerngruppe é composto de um escudo dividido em três partes:
- A esquerda é representado por Öberwêsel, a região dos vinhos do Reno.
- A direita pelo estado de Rheinland Pfalz (Renânia Palatinado), de onde vieram a maioria dos colonos alemães que chegaram a Petrópolis.
- Abaixo pelo estado de Bayern (Baviera) que cultiva a maior parte do folclore e tradições alemãs conhecidas no mundo.
É guardado em seus flancos por duas águias negras estilizadas indicando as armas da Alemanha, e no topo está a coroa de D. Pedro II, representando Petrópolis, a cidade Imperial.
Este brasão foi desenvolvido por Igor Plumm.







Projeto Re-desingner do brasão do Bauerngruppe.
Clique na imagem para ampliar.
Conheça na íntegra o projeto de resgate histórico dos brasões do Bauerngruppe, desenvolvido por Maristela Manso, manuscrito com letra gótica.
As referencias bibliográficas base para a construção desta página, constam no arquivo manuscrito em PDF - Histórico Estandartes, que está disponível para download.